A nova coleção de Inverno 17 da Isolda viaja no passado e aporta na Bahia dos séculos 18 e 19 para explorar o auge de sua riqueza colonial e influência africana, presentes até hoje na cultura baiana e no sangue das criadoras da grife, Juliana Affonso Ferreira e Maya Pope.
A dupla, que cresceu na região, mais especificamente na rua do Jacarandá no Horto Florestal, em Salvador, também abre seu baú de memórias para trazer à tona referências de infância para a temporada. As brincadeiras na rua repleta de buganvílias, o sobe e desce nos pés de manga e as divertidas tranças "tererês" que faziam nos cabelos hoje estampam peças em lindos desenhos aquarelados. A verdade tropical do estado mais vibrante do país, o colorido suave das praias e do mar, a força do folclore e os perfumes da cozinha temperada de magia também entram no tabuleiro das baianas, além de belas imagens de dois fotógrafos fundamentais para o entendimento da cultura negra no Brasil e no mundo, o francês Pierre Verger e Seidou Keïta, do Mali.
Seda, organza, crepe, linho, algodão e couro são a base da coleção que traz uma estética leve em calças, saias, vestidos e blusas ultra femininas. Detalhes artesanais e tecidos exclusivos imprimem delicadeza, elegância e originalidade - fatores fortemente presentes no DNA da marca. O brocado dourado e vinho e as franjas revelam produções ricas e muito especiais em referência aos orixás; a renda richelieu em puro linho remete às mulheres baianas que costumam usar branco às sextas-feiras pela influência do Candomblé e por sinalizar a paz.
Outras marcas registradas da Bahia aparecem na coleção como as pintinhas da galinha dangola, as folhas tropicais nos brocados e os tradicionais ourives que se basearam na cultura afro para desenvolver as "joias de crioulas", balangandãs e talismãs em ouro, prata e outros metais preciosos carregados de todo simbolismo místico da África.
Lindíssima coleção hein pessoal. Amei tudo!
Boa noite. Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei essa coleção de inverno.
Não esqueça de visitar meu blog...
Beijinhos ;**
Espinha Punk!