A sĂ©rie de publicaçÔes especiais, em comemoração aos sete anos do blog, jĂĄ estĂĄ no ar, e diria que ela Ă© especialĂssima por vĂĄrios motivos. Um dos principais, encaixa perfeitamente nessa questĂŁo levantada por mim, que Ă© o fato de ainda manter meu blog ativo.
Pensando nisso, convidei a Juliana Also, para escrever um artigo para o A Moda in Foco, onde ela aborda alguns pontos essenciais, para continuar apostando na blogosfera.
Confiram o post completo abaixo e sintam-se beneficiados com o conteĂșdo criado e compartilhado por ela.
Juliana Also Ă© Consultora de Fashion Branding e Criadora de ConteĂșdo,
autora do e-book "Fashion Branding: um guia rĂĄpido para desenvolver a identidade da sua marca e criar um negĂłcio de moda de sucesso"
Faz Sentido ter um Blog em 2019?
Por Juliana Also
VocĂȘ alguma vez jĂĄ se perguntou o que seriam das marcas - e de nĂłs - caso o Instagram, Youtube ou Facebook chegassem ao fim?
Eu jĂĄ, e no post de hoje vamos entender porque o seu blog Ă© o terreno perfeito para a construção dos seus conteĂșdos.
A nossa relação com a internet Ă© muito louca: hĂĄ dez anos atrĂĄs havia bem menos recursos e trabalhar com criação de conteĂșdo era coisa de outro mundo.
Os blogs que começaram nessa época foram aos poucos se transformando em canais no Youtube e perfis no Facebook e Instagram.
Mas vocĂȘ jĂĄ escutou aquela frase “nĂŁo se constrĂłi uma casa em terreno alugado”?
Trazendo para o mundo da criação de conteĂșdo, significa que devemos ter maior interesse em reavivar os blogs do que esperar que as suas fotos do Instagram apareçam para todos os seus seguidores por exemplo, porque nĂłs sabemos que os novos algoritmos nĂŁo vĂŁo permitir que isso aconteça.
Os blogs sĂŁo os melhores canais para a criação de conteĂșdos por um simples motivo: vocĂȘ tem total domĂnio sobre tudo, desde o layout, a disposição das matĂ©rias, o formato dos conteĂșdos… tudo!
Sem falar que por ser um canal exclusivo seu, o seu pĂșblico vai ter acesso Ă todas as suas publicaçÔes sem se tornar refĂ©m de algoritmos que muitas vezes fazem a nossa interação despencar.
Em pleno 2019 nunca estivemos tĂŁo conectados, mas o excesso de informação pode desencadear uma sĂ©rie de problemas como o fato de que entre todos esses conteĂșdos, muitos sĂŁo repetitivos e apenas uma minoria consegue realmente se destacar.
Enquanto uns reclamam que o conteĂșdo nas redes sociais nĂŁo estĂĄ sendo entregue, outros jĂĄ esquematizam uma maneira de atravessar esse desafio sem perder seguidores.
Os blogs nunca deixaram de existir, mas parece que estão começando a voltar com força total.
A liberdade criativa Ă© um estĂmulo a mais! Poder escolher vocĂȘ mesmo o design, as cores, Ăcones, fontes, logo, formatos, conteĂșdos grandes ou menores… Tudo isso nos dĂĄ mais autonomia e total controle da imagem que queremos passar ao nosso pĂșblico.
O dono do blog pode investir em formatos diversos e explorar o que faz de melhor - vĂdeos, textos, fotos, ĂĄudios (podcasts) tudo isso junto e misturado. NĂŁo existem limites para a criatividade!
Sem contar que num blog, conseguimos criar conteĂșdos maiores, sem restrição de tamanho e com mais qualidade.
Mas o blog pode ser algo alĂ©m do que um difusor de conteĂșdos, ele pode ser uma fonte de renda!
Isso porque vocĂȘ pode utilizar essa plataforma para fechar parcerias e propagandas. VocĂȘ pode oferecer banners do tamanho que quiser, posts patrocinados com o diferencial do conteĂșdo e novamente, a variedade de formatos como banners, vĂdeos, textos, gifs…
AlĂ©m disso, atravĂ©s do blog vocĂȘ consegue criar a sua lista de emails! Isso mesmo!
Cerca de 92% das pessoas que estĂŁo na internet tem ao menos 1 conta de email e 72% dos usuĂĄrios checa a caixa de entrada ao menos 10x por dia.
Esteja lĂĄ, criando conteĂșdos e atĂ© mesmo vendendo seus produtos e serviços!
Por isso, faça com que o seu leitor informe o email por vontade própria disponibilizando um local especial no site para se cadastrar e claro, alimente sua lista com regularidade.
JĂĄ deu pra entender que os blogs sĂŁo ferramentas personalizadas em que vocĂȘ pode disponibilizar conteĂșdos nos mais variados formatos, com um adendo: o controle Ă© todo seu.
Ă muito importante estar nas redes criando conteĂșdos atravĂ©s delas e atĂ© mesmo para chamar pessoas para os conteĂșdos do seu blog, mas como eu disse no inĂcio desse artigo, esses canais sĂŁo terrenos alugados e estĂŁo fora do nosso controle.
Sem falar que no dia seguinte da sua publicação, outras novas publicaçÔes irĂŁo aparecer e o conteĂșdo criado por vocĂȘ vai cair no esquecimento.
No blog nĂŁo, ele vai continuar lĂĄ e vocĂȘ pode organizar as publicaçÔes por categorias, facilitando a maneira com a qual os seus visitantes encontram os conteĂșdos.
Pense bem no meu conselho e crie um blog.
Assim vocĂȘ garante que irĂĄ construir a sua casa em um terreno totalmente seu!
Juliana Also
Consultora de Fashion Branding
Nossa, boas dicas! Para mim ter um blog Ă© tĂŁo bom kkk
ResponderExcluirAdorei.
Mil beijos
Muito legal esse artigo! Continue Crisssss đđ»đđ»❤
ResponderExcluir