22 outubro 2019

Marcas de Moda e Beleza que Promovem o Consumo Consciente.

Olá pessoal! Depois de uma paradinha básica para um devido descanso, eis que estamos de volta com as nossas postagens com  conteúdo diversificado e bastante informações. Então vamos lá!? Ver o que preparei pra vocês.
Você sabia que o Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados? A data foi criada em 2009 e é celebrada em todo o Brasil no dia 15 de outubro. 
Trago no blog um post especial com uma lista das marcas que promovem o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental , movimentando os mercados da moda e beleza no Brasil.
Para não ficar muito extensa, resolvi dividir a postagem em duas partes.  Na segunda serão as marcas de beleza. Tá ok!
Confere abaixo,  a lista das marcas no segmento moda.


PANTYS - @pantys



A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, é reconhecida por desmistificar os tabus que envolvem a menstruação, enaltecendo o feminino, o poder dos corpos e a sororidade. A marca que substitui o uso de absorventes descartáveis chama atenção para a conscientização do impacto ambiental que uma mulher, durante a vida fértil, pode produzir. São aproximadamente 450 ciclos menstruais, em média, 180 quilos de absorventes que são descartados como lixo orgânico no meio ambiente. Com a calcinha Pantys, os montantes de lixo gerados com o descarte podem ser reduzidos significativamente. A marca também foi convidada pela ONU para fazer parte da Campanha Ela Decide. A campanha tem o objetivo de empoderar, informar, incentivar o autoamor e autocuidado entre as mulheres e adolescentes sobre seus direitos sexuais e reprodutivos.


BEMGLÔ - @bemglo



Pioneira no e-commerce colaborativo e sustentável, a BEMGLÔ acaba de inaugurar sua primeira loja física. A multimarcas, que tem como sócios a atriz Glória Pires e os empresários Betty Prado e Orlando Morais, elegeu o bairro Jardins, para abrigar o projeto que comporta diversas marcas já existentes no e-commerce, além de novos players que fazem parte da intitulada Rede do Bem, termo que identifica marcas conscientes sobre seu papel prático no ecossistema. Com uma curadoria de marcas feita à quatro mãos, a BEMGLÔ estende ao seu ponto de venda o objetivo de endossar marcas exclusivamente brasileiras com iniciativas sustentáveis e responsabilidade na cadeia produtiva – a multimarcas conta, por exemplo, com labels veganas, de slow fashion e de produção manual e artesanal dentro dos universos de decor, design, arte, moda e bem-estar.


AHLMA - @ahlma.cc


Marca carioca idealizada por André Carvalhal, que recentemente (7/maio) abriu sua primeira loja em São Paulo. A partir de uma análise da realidade brasileira aonde 175 mil toneladas de sobras têxteis são descartadas por ano, pensou na AHLMA como uma marca que utiliza apenas tecidos recuperados de estoques de fábricas e materiais certificados, de origem orgânica e livre de crueldade animal, acreditando na pluralidade, na auto expressão e prezando pela produção e matéria-prima responsável, a fim de gerar o menor impacto na natureza.
"Chegar com a AHLMA em São Paulo é uma experiência inovadora, estamos fazendo dois anos e expandido. Nos faz ver que estamos no caminho certo em acreditar e apostar na declaração de liberdade, sustentabilidade e veganismo. Somos p&b, colorido e monocromático, um multiverso de diferentes mentes criativas, que amam pessoas em todas as suas formas e fincar esta ideologia nesta cidade vibrante é uma conquista" diz André Carvalhal, diretor da AHLMA.
A AHLMA é vegana, não utiliza matérias primas como pele, couro, lã, seda ou pérolas em suas lojas. Além de ser uma marca que co.cria com marcas e pequenos produtores que compartilham dos mesmos valores e visão de mundo. Também é sustentável, colaborativa, possui propósitos de produção consciente, pluralidade e autoexpressão radical.


REORDER - @reorder



A Reorder, marca de moda praia, acredita na causa dos oceanos. 50% de toda a vida marinha desapareceu nos últimos 40 anos. O plástico é um dos principais responsáveis. Desde 2012, junto à ONG EcoGaropaba, desenvolvem ações conscientizando comunidades a respeito do enorme problema que é o plástico nos oceanos. EMOCEAN é a primeira cápsula REORDER: Tecido feito de lixo resgatado dos oceanos. Peças conscientes. A EMOCEAN chama atenção ao problema urgente do plástico nos mares. Uma moda praia urbana e atemporal com qualidade, design, mão de obra e matéria-prima responsáveis. As peças EMOCEAN são produzidas com ECONYL® – nylon, regenerado a partir de redes de pesca resgatadas do mar – e REPREVE® – gerado a partir de resíduos plásticos e garrafas PET.


ORIBA - @oriba



A marca de moda Oriba nasceu com a premissa de incentivo a educação no Brasil. Ao comprar qualquer item da loja, um kit escolar é doado para a ONG Obra do Berço. 


Maria Filó - @mariafilo



A Maria Filó, marca carioca feita de mulheres para mulheres, dá continuidade às iniciativas sustentáveis que permeiam os valores da marca. Contando com a linha Hera desde 2018 – composta por peças biodegradáveis e com impacto reduzido em sua produção –, a label celebra o Dia do Meio Ambiente (05.06) e o Dia dos Namorados (12.06) promovendo ações que transmitem à consumidora noções sobre redução de resíduos e a reutilização de matéria prima.
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em qualquer compra feita nas lojas da Maria Filó nas praças Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília, as clientes ganharão um canudo feito em aço inox, da marca Beegreen, especialista em sustentabilidade urbana.
Já para o Dia dos Namorados, a Maria Filó desenvolve três tricôs, feitos do início ao fim com reaproveitamento de fios, para celebrar a data mais romântica do ano. Os modelos, disponíveis nas cores branca, preta e rosê, carregam um bordado com a frase "Mon Amour", formando um coração, e chegam à todas as lojas da marca, assim como em seu e-commerce – – sob o valor de R$259,00.


ARTIZ - @artiz.oficial




Artiz é um projeto de curadoria que reinterpreta e resignifica o artesanato brasileiro, o diálogo entre tradição e inovação é apresentado por meio de uma curadoria cuidadosa, em que autenticidade e sustentabilidade são palavras-chave. Parte do portfólio foi desenvolvido pelo Coletivo Artesol que reúne designers e estilistas que viajam até comunidades de artesãos para um intercâmbio de conhecimentos e a cocriação. O resultado é um mix de produtos exclusivos e altamente sofisticados.


LIVO - @livoeyewear



Desde sua criação, em 2012, a marca de óculos nacional Livo investe no projeto social próprio, o LIVRO por LIVO, que apoia iniciativas relacionadas à Educação. Hoje, a cada óculos vendido, um aluno da rede pública é inscrito por um mês no programa Eduq+, uma plataforma que aproxima pais de alunos de escolas públicas.


CIA MARÍTIMA - @ciamaritima



Cia Marítima é a primeira marca a participar do projeto Life Print da AMPARA Animal, desenvolvendo uma coleção cápsula com 100% da renda revertida para a ONG, destinada ao cuidado das onças-pintadas.


AMARO - @amaro

A marca deu início em 2018 ao AMARO Cares que permite gerar um impacto positivo na sociedade. A missão do projeto é apoiar iniciativas que beneficiam o meio ambiente e as pessoas, construindo um futuro mais promissor. A marca traçou um plano de ajudar cinco comunidades espalhadas pelo Brasil e lançar três novos programas de sustentabilidade até o fim deste ano. Depois de meses de trabalho com os artesãos dos projetos "Akra", localizado nos estados do Maranhão e Bahia; "Fia", do Ceará, e "Pano Social" em São Paulo, a AMARO lançou produtos em parceria com os projetos na primeira fase no ano passado. Dando continuidade ao projeto, a marca apresentou, este ano, a sua nova linha de eco-products, onde trabalha com um fornecedor que usa materiais 100% reciclados, resultado de processos realizados com consciência ambiental e responsabilidade social.



ELLUS - @ellusjeansdeluxe



A Ellus apoia, desde o fim do ano passado, a ONG Route, que tem um projeto de limpeza de praias. No próximo mês, a ONG está buscando conectar 18mil pessoas para uma limpeza na praia da Barra, Rio de Janeiro, e a Ellus é uma das marcas apoiadoras do projeto.



LUPO - @lupooficial



A Lupo utiliza cada vez mais tecnologia na composição de suas peças, principalmente para a linha Lupo Sport, de moda fitness. A marca usa o fio inteligente do grupo RHODIA,AMNI SOUL ECO®, o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável do mundo, cuja fórmula foi aprimorada para permitir que as roupas feitas com esse fio se decomponham em menos de 3 anos. As peças combinam ainda outras tecnologias, como proteção contra radiações solares UVA e UVB, isolamento térmico e tecido com repelência a mosquitos.
Alameda Lorena, 1647 - Jardim Paulista


GRUPO LUNELLI – LEZ A LEZ e LUNENDER - @lezalez @lunenderoficial



Para Grupo Lunelli, com 37 anos, cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Por isso, ações diárias foram incorporadas ao cotidiano das marcas, como por exemplo, o tratamento de efluentes, economia de energia, reutilização de resíduos, coleta seletiva e economia de água. Essas atitudes garantem ao grupo Lunelli a certificação ISO 14001, selo de um rigoroso sistema de gestão ambiental que aprova a responsabilidade das empresas com o meio ambiente.
Com o propósito de utilizar tecidos com menor impacto ambiental, o Grupo uniu-se a gigante austríaca Lenzing e lançou como pioneira no Brasil, a Viscose ecológica Ecovero que traz como diferencial o uso de fontes sustentáveis de madeira, assim como processo de produção ecológico e transparente que rastreia toda a cadeia de suprimentos. Dentre as matérias-primas estão o algodão reciclado/desfibrado, algodão BCI, algodão orgânico, algodão natural colorido, poliéster reciclado, poliéster pet, linho, juta, acrílico reciclado e a viscose Ecovero que são misturadas para criar um tecido sofisticado e sustentável.


Shop2gether - @shop2gether




O Shop2gether é um e-commerce de moda e lifestyle que carrega em sua essência o compromisso com iniciativas engajadas. O olhar sempre atento e cuidadoso de Ana Isabel de Carvalho Pinto, co-fundadora do e-commerce, busca revigorar constantemente seu portfólio com marcas novas no mercado e que carregam a sustentabilidade em seu DNA. Além de buscar e dar visibilidade para essas marcas, o Shop2gether criou o Inshop Social, sessão de sustentabilidade social e ecológica que visa alocar e desenvolver projetos vinculados a princípios éticos.
Entre as iniciativas já idealizadas pela plataforma, está o projeto com a Love Together Brasil. Costanza Pascolato, Maria Rita Alonso, Fred Kyrillos, Camila Espinosa e Ana Isabel doaram peças de seus closets com vendas revertidas para a organização. Além disso, a Paula Raia desenvolveu uma camiseta exclusiva para arrecadar fundos para o projeto da Love Together que visa a perfuração de poços artesianos para levar água às comunidades do Sertão da Paraíba. Em paralelo, Ana Isabel trabalha em pilares de sustentabilidade ambiental nos processos internos da empresa e trouxe ao Icomm Group (que detém os e-commerces Shop2gether e OQVestir) o selo Eureciclo que certifica a logística reversa de todas as embalagens utilizadas pelo e-commerce.


FREE FREE - @freefree.xx



Criado pela diretora criativa e stylist Yasmine Sterea para promover iniciativas de resgate da identidade e liberdade das mulheres por meio da expressão e criatividade. Tem um projeto em parceria com o Ministério Público de São Paulo mulheres que sofreram violência e propõe a redescoberta de sua liberdade usando a moda, a maquiagem, o perfume: a própria imagem como uma ferramenta de fortalecimento. A técnica tem o poder de alterar o estado psíquico e promover a transformação mais profunda, conectando mulheres com sua essência e seu eu feminino. O Free Free lançou sua primeira coleção – a Free Free Serie 01. Composta por duas mil peças entre camisetas, jaquetas, calças, moletons e charms, elaboradas a partir de refugo de tecidos, garimpos de brechós, artesanatos e peças doadas pela Riachuelo. As peças foram customizadas com artefatos de 10 comunidades de artesãs, artistas e costureiras de diferentes estados e cidades do país e ganharam identidade única com bordados, aplicações e outras técnicas manuais, que imprimem a história de vida dessas mulheres.



Casa do Rio – projeto localizado no município de Careiro, no Estado do Amazonas.



A ONG surgiu com a proposta de levar fortalecimento da governança local, conservação da biodiversidade e a autonomia às populações da Amazônia. O Casa do Rio criou diversas parcerias com marcas, dentre elas com a designer de joias franco-americana Yael Sonia. Em conjunto, desenvolveram uma mini coleção com um dos projetos da ONG, a Teçume. Por meio da Teçume, as mulheres aprendem a produzir e vender seus artesanatos feitos de cipó, material muito presente na região. Uma das jóias, ainda, foi leiloada no BrazilFoundation, em 2018, e teve seu valor arrecadado revertido para a organização.


RIACHUELO - @riachuelo

Riachuelo se uniu ao Free Free e endossou o propósito de que a moda quando vista como roupagem e não tendência se torna uma ferramenta de liberdade e autoconhecimento. A marca e o projeto organizaram uma série de ações que colocam a mulher como protagonista para entender e descobrir a sua identidade. A Riachuelo e o Free Free lançaram uma collab composta por sete camisetas ilustradas por artistas brasileiras que apoiam a causa e tem em seu portfólio a temática feminina. As peças vendidas na Riachuelo tiveram renda revertida para o Free Free. Além disso, a Riachuelo doou 12 mil peças para o projeto Free Free que mapeou mulheres artesãs de comunidades e cooperativas. Elas deram um novo significado para as peças por meio de bordados, aplicações e outras técnicas manuais que imprimem a história de vida dessas mulheres. Essas peças são vendidas pelo site do Free Free.


TOMMY HILFIGER - @tommyhilfiger

A marca conta com coleções sustentáveis e tem algumas peças em seu mix de produto que são 100% recicladas, desde a etiqueta e aviamentos, até o tecido.

br.tommy.com
Instagram: @tommyhilfiger


INSIDER - @insiderstore

Desde 2017, a Insider, marca de underwear masculino, apresenta produtos biodegradáveis e com cadeia de produção limpa e eficiente. Através de peças com tecnologia têxtil e design inovador, a marca propõe uma moda que causa o mínimo de impacto ambiental possível, por meio de produtos de estética atemporal, que geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais.
www.insiderstore.com.br



CARTIER - @cartier

Todos os anos a Cartier faz o prêmio internacional Cartier Women's Initiative Awards. Criado em 2006, o CWIA dá suporte e encoraja projetos desenvolvidos por empreendedoras, apenas mulheres podem participar da competição.


No próximo post,  não esquece, serão as marcas de beleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.